Cerezina

A ceresina é uma cera mineral derivada do petróleo. Assim como a parafina possui baixíssimo odor e possui características impermeabilizantes e para dar brilho.
A Cerezina é utilizada para a fabricação de cremes, pomadas, ceras automotivas, maquiagem, fabricação de adesivos; indústria têxtil.

É utilizada também na impermeabilização e proteção antimofo; polidores para sapatos, pisos, automóveis, mobília e couro; borracha; cosméticos; lápis de cera; indústria farmacêutica; lubrificantes, para moldes e estampas e a indústria do papel, na impermeabilização, tintas e muitas outras aplicações.

A genuína ceresina é derivada da ozoquerita, após o processo de refino e clarificação. É cristalina e densa, dura e seca, com coloração que varia do branco ao castanho.

Apresenta compatibilidade com ceras vegetais, animais e minerais, grande variedade de resinas naturais e sintéticas, glicerídios, hidrocarbonetos e ácidos graxos.

As ceras de petróleo são derivadas da indústria petrolífera e removidas a partir do óleo bruto por destilação e vários métodos de extração.


Variam quanto à dureza, dependendo das características dos cristais, do ponto de fusão e da ausência de óleo. Apresentam cor branca, consistência sólida, textura de suave a dura e de oleosa a seca, estrutura em cristais fibrosos, sem odor e sabor.